domingo, 1 de setembro de 2013

O que são as Bandas de Bollinger?

Bandas de Bollinger

O que são as Bandas de Bollinger? 

As Bandas de Bollinger, que são ferramentas de análise técnica criadas por John Bollinger no início dos anos 80, estão entre os indicadores financeiros utilizados na análise gráfica  pelos analistas e investidores.  Este indicador possui relação direta com a volatilidade, possibilitando, assim, a sua comparação com os níveis de preços num determinado período de tempo e fornecer uma idéia relativa de alto e baixo identificando pontos de compra e venda.  Por definição, os preços são considerados altos na linha (banda) superior e baixos na linha (banda) inferior.


  • Definição das  Bandas de Bollinger:
As bandas Bollinger são formadas por três curvas desenhadas em relação aos preços que são traçadas a partir de uma determinada distância da linha central que é geralmente uma média móvel simples de 20 dias.  O intervalo entre as bandas superiores, intermediárias e inferiores é determinado pela volatilidade, e na prática o que percebemos é que o ativo dificilmente foge de uma determinada região, sendo atraído sempre de volta para a  zona central.
  1. Bandas Bollinger Intermediárias sendo uma N-período média móvel simples;
  2. Bandas Bollinger Superiores sendo Bandas Bollinger Intermediárias + (K x N-período desvio padrão);
  3. Bandas Bollinger Inferiores = Bandas Bollinger Intermediárias – (K x N-período desvio padrão).
Sendo que K e N são normalmente 2 e 20, respectivamente.
  • Interpretação das Bandas de Bollinger:

Estreitamento

Ocorre quando acontece uma diminuição na volatilidade de um ativo e as bandas aproximam-se, deixando um canal muito estreito. Essa formação representa a calmaria, período de acumulação que normalmente antecede um forte movimento.

Bandas de Bollinger 
Repare no gráfico que as bandas estreitaram-se, à volatilidade diminui e logo depois as bandas começam a se afastarem, refletindo o aumento de volatilidade e sinalizando oportunidade.  Note porém, que não devemos utilizar este indicador sozinho, já que o forte movimento pode ser de alta ou e baixa.

Alcançando as Bandas

Quando a cotação alcança uma das bandas marginais, seja a superior ou inferior, consideramos o mercado comprado ou vendido, o que pode configurar um bom momento entrar ou sair de determinado investimento.  À medida que o gráfico toca ou cruza a banda alta o mercado pode ser considerado comprado, em sentido contrário, quando o gráfico toca ou cruza a banda baixa, o mercado pode ser considerado vendido.

Tendências

Podemos destacar o fato de as bandas serem bons alvos de preços, determinando tendências para as ações.  Um movimento que se inicia sobre uma banda tende a percorrer todo o caminho até a outra. Outro mecanismo interessante, sugere que topos ou fundos feitos fora das bandas seguidos por topos ou fundos feitos dentro são uma boa sinalização de mudança de tendência.
  • Formas de operar:
O uso das Bandas de Bollinger variam entre os investidores e deve sempre ser usada em conjunto com outros indicadores como médias móveis, candles, macd, ifr etc.   Enquanto alguns investidores preferem comprar quando os preçso tocam a banda Bollinger inferior e vender quando o preço toca a média móvel no centro das bandas, outros compram quando o preço supera a banda superior e o vendem quando o preço vai abaixo da banda inferior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.