quarta-feira, 1 de maio de 2013

O que é Linha de Tendência?


Linhas de Tendência

O mercado não se movimenta em linha reta, mas com impulsos e correções com a aparência de um ziguezague. As tendências, sejam elas de alta ou de baixa desenvolvem-se de acordo com esses formatos.
O interessante sobre tendências (mesmo as de curta duração) é que a análise técnica fornece ferramentas para identificação de pontos de compra e venda. Para isso traçamos as linhas de tendência.

TRAÇANDO A LINHA DE TENDÊNCIA DE ALTA

Para traçar uma linha de tendência de alta ligamos os pontos inferiores da série de preços em elevação. A linha formada pela união desses fundos tende a ser uma linha de suporte.
Linha de tendência de alta


TRAÇANDO A LINHA DE TENDÊNCIA DE BAIXA

Para traçar a linha de tendência de baixa ligamos os pontos superiores do movimento de preços em queda. A linha formada pela união desses topos tende a ser uma linha de resistência.
Linha de tendência de baixa

NEGOCIANDO COM LINHAS DE TENDÊNCIA

Como você pode perceber as linhas de tendência oferecem ótimos avisos. Em uma tendência de alta, a linha de suporte formada pode sugerir boas oportunidades de compra. De maneira semelhante, ao se aproximar da linha de resistência esteja preparado para sinais de venda. Outras características importantes são:
  • Assim como suportes e resistências, quanto mais a linha for testada e resistir dando início a novas reações do mercado na direção contrária, mais forte ela é.
  • Princípio da Inversão também é válido para linhas de tendência
Outro ponto que temos de abordar é a questão do volume. Em uma tendência de alta o volume normalmente cresce à medida que os preços sobem, afastando-se da linha de tendência e decresce quando retornam a ela, em uma tendência de baixa o volume aumenta à medida que os preços caem, afastando-se da linha de tendência e diminuem quando retornam a ela.

ALGUNS EXEMPLOS

Nosso primeiro exemplo mostra uma linha de tendência de alta na Telemar:
Exemplo: LTA
Observe como a linha foi uma região de reação por diversas vezes até seu rompimento definitivo. As linhas de tendências de alta, muitas vezes, recebem a denominação abreviada de LTA. O gráfico abaixo, também da Telemar ilustra a utilização de uma linha de tendência de baixa (ou LTB):
Exemplo: LTB

O PODER DOS CANAIS

Diversas vezes os preços flutuam dentro de canais, ou seja, concentram-se entre duas linhas de tendência paralelas, uma funcionando como suporte e outra como resistência. Essas linhas podem ser inclinadas ou horizontais conforme ilustrado na figura abaixo:
Canal horizontal
Uma vantagem dos canais sobre as linhas de tendência é que eles oferecem um ponto de entrada e um ponto de saída (os dois limites do canal). Um canal pode ser:
  • Horizontal
  • Ascendente
  • Descendente
O exemplo a seguir mostra um canal ascendente no índice Bovespa, note que a região inferior gerou bons pontos de compra, enquanto que a linha superior foi um ótimo alvo de preços, servindo como nível de saída (venda).
Exemplo: canal
É importante enfatizar que quanto maior o tempo de duração do canal mais importante ele é, contudo, como todas as formações gráficas uma hora ele será rompido. O canal é uma das técnicas mais simples e importantes que existem, deve ser preferencialmente utilizado em conjunto com outras ferramentas técnicas tornando-se uma arma valiosa em sua estratégia operacional.
Fonte: www.nelogica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.