quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Análise Técnica - SAR Parabólico


O SAR parabólico, do inglês stop and reverse parabolic foi desenvolvido por Welles Wilder e publicado em 1978 no seu livro New Concepts in Technical Trading Systems. O Parabólico é um excepcional rastreador de tendências além de funcionar muito bem quando utilizado como definidor de stops de entrada e saída do mercado, ou seja, este indicador sugere o momento que determinada operação deve ser encerrada e ao mesmo tempo, iniciar uma operação contrária. Outro aspecto importante deste indicador, é que ele responde à passagem do tempo tão bem quanto as mudanças nos preços, ou seja, o stop não é apenas função do preço, mas também função do tempo. O stop nunca regride, com o passar do tempo, recebe um acréscimo, apenas na direção em que a operação foi iniciada quando o indicador se mover acima do preço.
Tendência é Fundamental
O primeiro ponto fundamental sobre o parabólico é que ele só deve ser usado em ativos com tendência definida. Acumulações e movimentos laterais fazem com que o indicador gere diversos sinais não confiáveis. Lembre-se sempre disso quando estiver observando o parabólico junto a um gráfico.



Interpretação: Quando o mercado está trabalhando com a tendência definida (alta ou baixa), a indicação se dá quando o preço perfura a linha pontilhada do parabólico para cima ou para baixo.
Sinalização de compra: ocorre quando o mercado está iniciando a tendência de alta e o preço cruza o parabólico de baixo para cima. O investidor que assumir posições de compra neste momento, irá manter as ações enquanto o parabólico (agora funcionando como um suporte) não for ultrapassado.
Sinalização de venda: ocorre quando o mercado está iniciando a tendência de baixa e o preço cruza o parabólico de cima para baixo. O investidor que mantém posições de compra irá reduzir ou zerar (vender a totalidade das ações) a exposição ao risco nesta ação e permanecer fora enquanto o parabólico (agora funcionando como uma resistência) não for ultrapassado.
É aconselhável que se utilize em conjunto um seguidor de tendência. Assim, um sinal de compra é gerado quando os preços superam o parabólico e o seguidor de tendência (média móvel, macd, etc.) indica uma situação altista. No caso de uma média móvel, ela deverá estar com uma inclinação para cima. Para situações de venda, as condições são similares, mas ao contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.